Passo-a-passo bolsa


Material necessário:
- 2 retângulos de tricoline de 35x45cm para o forro. (tecido rosa com bolinhas brancas)

- 2 retângulos de tricoline de 16x45cm para a parte superior externa. (tecido floral)

- 2 retângulos de brim de 21x45cm para a parte inferior externa. (tecido preto)

- 2 retângulos de 8x60cm de brim para as alças (tecido preto).

- Um retângulo de feltro com aproximadamente 50x75cm.

- Linha.

- Botão magnético.
- Tesoura, alfinetes e máquina de costura.
 
Passo-a-passo:
1. Alfinete o retângulo de 16x45cm com o retângulo de 21x45cm, encontrando frente com frente dos tecidos. Passe um pesponto reto, deixando 1cm como margem de costura. Depois tire os alfinetes a passe com ferro, abrindo as costuras na parte do avesso. Faça o mesmo com os outros dois retângulos.
2. Depois de pronta a etapa anterior, alfinete estas duas partes no feltro e passe o zigue-zague em volta de todo o contorno. Recorte o excesso das laterais. Nesta etapa, também pode ser utilizada a manta acrílica no lugar do feltro.


3. Agora é hora de costurar as alças. Pegue os dois retângulos de 8x60cm, dobre-os ao meio (com o avesso para fora) e passe uma costura reta, como na imagem.

4. Depois vire as alças para o lado direito com auxílio de um alfinete de segurança ou com o virador de alças. Depois de virar, passe com o ferro e pesponte as laterais, como na imagem. Eu optei por fazer um ponto decorativo, mas também se pode passar apenas uma costura reta.


5. Feito isso, é hora de unir frente, alças e forro. Para posicionar as alças, marque o meio da parte superior com um pique e, a partir dele, marque 8cm para cada lado e então alfinete as alças, como mostra a imagem.

6. Depois alfinete por cima o tecido do forro e passe um pesponto reto de margem de costura de 1cm, apenas na parte superior, dando retrocesso no início e no final. Faça isso com as outras partes também, da mesma forma. As partes ficarão como na imagem.


7. Agora posicione estas duas partes, uma em cima da outra, coincidindo frente com frente e alfinete. É importante tomar cuidado para que as costuras coincidam, obtendo assim, um melhor resultado final. Feito isso, passe um pesponto por toda a volta, do retângulo, deixando apenas uma abertura no fundo do forro (não esqueça de dar retrocesso no início e no fim, para não desmanchar), por onde a bolsa será virada.
8. Para formar o fundo da bolsa, alfinete as quatro extremidades como na imagem a seguir, formando um triângulo, e marque (é importante cuidar para que a altura do triângulo seja metade de sua base, e que, a partir da costura, a base tenha a mesma medida para cada um dos lados, neste caso 5cm). Outro detalhe, é tomar cuidado para que as costuras do lado direito coincidam perfeitamente.

9. Depois de medir, marque os triângulos com uma caneta ou giz, passe um pesponto pela linha e corte o excesso, dando retrocesso no início e no fim.


10. Agora vire a bolsa pelo fundo do forro, ajeite e alfinete todo o forro para dentro e passe um pesponto por toda a borda da bolsa.



11. Agora é hora de colocar o botão magnético. Para isso, marque o local desejado com um alfinete no forro. Feito isso, faça um pontinho com caneta apenas para marcar o local.


12. Depois faça dois pequenos cortes com uma tesoura de ponta bem fina, cuidando para não cortar demais. (é bom passar um pouquinho de cola universal ou termolina leitosa nos furos, para que, com o tempo, eles não desfiem). Feitos os cortes, coloque um dos lados magnéticos do fecho, de fora para dentro. Veja na imagem como ficará o forro.

13. Agora recorte um pequeno pedaço de feltro, faça dois cortes e coloque pelo avesso. Depois encaixe a outra peça do fecho e dobre suas “pernas” com um alicate. Para um melhor resultado, depois de fechar, costumo dar algumas marteladas na parte de dentro, para fechar bem.



14. Repita a operação do outro lado, com a outra parte do fecho.Depois feche o fundo do forro à mão, com pontos invisíveis, ou até mesmo à máquina. Agora é só usar a criatividade, enfeitar com flores, fuxicos ou laços e a sua bolsa estará pronta!

 
 
 
Fonte, Crédito e todos os direitos reservados à Ana Júlia Crocomo.
                                                                        http://www.flickr.com/photos/criar

5 comentários:

  1. Oi Clau... eu adorei essa passo-a-passo!! Gostaria de usar algum dos seus pap pra um desafio do Clubinho da Costura. Se puder, ficarei muito grata! ^^

    Bjussssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, super legal os pap's que tem disponiveis no meu blog qdo vejo um bacana não dá outra add para as amigas...mas fique atenta, pois, alguns não são de minha autoria, assim, coloco mas concedo os devidos créditos.

      See for meu pode ficar a vontade, senão, vamos apurar de quem é e pedimos pra não dar problemas, né?

      Este Passo a passo Bolsa é dá artesã Ana Júlia Crocomo do blog abaixo: http://amoreiraacessorios.blogspot.com.br/2010/10/passo-passo-bolsa.html

      Ela é mega hiper super caprichosa adoro os trabalhos dela.

      Bjs e até mais...

      Cláudia Marcia

      Excluir
  2. Oi Cláudia,

    Quando eu usar algum pap procurarei a autora e pedirei, com certeza! Para os desafios do Clubinho eu sempre faço isso, até mesmo porque é a autora que assina o pap lá.

    Mas que bom que vc gostou do meu blog! ^^

    Sou Calíope, escrevo no blog OMundoDeCaliope e no blog ClubinhoDaCostura. Já estou seguindo seu blog, e vamos trocar mais figurinhas... Amo pessoas que gostam de compartilhar conhecimentos. =D

    Bjussssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cáliope, concerteza iremos trocar muitas experiências!!! Já já volto pra pra fazer visitinha. Bjossssssssss pra vc e pra Zeus!

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário, retribuirei assim que possível!!!

Google+ Badge

Google+ Followers

Ouça Rádio

Google+ Badge

Clubinho da Costura

Associação das Pessoas Desaparecidas do Brasil

Associação das Pessoas Desaparecidas do Brasil
40 mil crianças desaparecem todos os anos. Apoie nossa causa! Saiba mais, visite nosso Portal. Associação das Pessoas Desaparecidas do Brasil. www.desaparecidosdobrasil.org

Minha lista de blogs