Passo a passo puxa saco

Para esta receita, vamos utilizar um pedaço de tecido de aproximadamente 80X45cm para o corpo do puxa sacos, dois pedaços de tecido de 45cmX15cm cada (para as tirinhas de acabamento das aberturas superior e inferior) e dois elásticos de 25cm cada (o elástico frouxo com as pontas unidas deve ter a dimensão que você deseja para a abertura do puxa-saco em estado de repouso).



Acabamento do Tecido

A primeira etapa na confecção de nosso puxa-sacos é o acabamento do tecido. É necessário passarmos uma costura zigue-zague por toda a área onde o tecido foi cortado, para que ele não desfie e assim estrague todo o nosso trabalho. Faremos isso dos dois lados (direita e esquerda) e, se o tecido for cortado na parte superior ou inferior, passe ali a costura zigue-zague também.


As extremidades

Depois de tomarmos esse cuidado, vamos começar a fazer as abertura superior e inferior, onde o elástico vai dar o toque "fofo" do puxa-sacos. A partir daqui vamos trabalhar as costuras sempre do lado do avesso do puxa-sacos, então fique atenta ;)

Para cada extremidade, repita o seguinte processo:

Passe a ferro cada tirinha de tecido dobrada ao meio, de forma que fique um vinco para facilitar a costura. Tenha o cuidado de dobrar avesso com avesso. Cada tirinha tem 45 x 15 cm; dobradas elas ficarão com 45 x 7,5cm. cada.

Então teremos de um lado o vinco e do outro ambas as extremidades da tirinha juntas, certo? Essas extremidades que estão juntas precisam ser costuradas coladas ao tecido do corpo do puxa sacos, com as extremidades viradas para a ponta do tecido. Não esqueça de deixar meio centímetro de margem para fora, para poder depois costurar o elástico sem problemas. Coloque a tirinha dobrada sobre o direito do tecido.
Veja a imagem para uma ajudazinha na compreensão:


Depois de prender as duas tiras, passe a ferro pelo direito para que as tirinhas fiquem como na imagem abaixo:


Depois disso passe o elástico por dentro das tirinhas. Para auxiliar na passagem, engate nele um alfinete de segurança; fica mais fácil passar por dentro do pano mole.


Enfie o elástico até que o final dele chegue à beirada da tirinha. Aí pegue a pontinha final do elástico, alinhe com a borda do tecido e costure para fixá-lo a essa borda:


Como mostrado na imagem abaixo, corte o excesso da tirinha, para ficar uma bainha bem acabada. O resultado deve ser este:


Agora que você tem um lado pronto, continue a empurrar o alfinete de segurança para chegar até o outro extremo da tirinha. Você vai ter que puxar este elástico até o fim e costurá-lo, como fez anteriormente, dando depois o mesmo acabamento (cortando excessos e deixando só uma pequena borda depois da costura).


Olha como fica o franzido do lado certo. Faça a mesma coisa na abertura oposta.


A finalização

Se você já fez isso nas duas aberturas, agora é hora de fazer a costura final, que vai unir os dois lados do puxa-sacos fechando o comprimento. Junte as duas laterais dobrando o tecido direito com direito (desse jeito a costura será feita no avesso). Faça uma costura reta e depois vire o puxa-sacos para o lado certo e PRONTO! Não foi super fácil?



Veja que fofo o resultado final:



Você pode usar essa receita com tecidos mais molinhos ou com tecidos mais encorpados. Coloque sua criatividade em ação e faça puxa-sacos super coloridos, para combinar com uma cozinha bem moderna, ou os tradicionais florais, que tornam qualuquer ambiente mais aconchegante! Um beijo e até o próximo post ;*

3 comentários:

  1. Olá Claudia,
    primeiro quero agradecer a visita lá no meu cantinho,eu adorei!E já vi que vou aprender muitas coisas fofas aqui...hehe!Já estou levando o link,assim poderei te acompanhar!
    Beijos e um lindo fim de semana,
    Mery

    ResponderExcluir
  2. abrigada pelo passo a passo. bjsss

    ResponderExcluir
  3. abrigada pelo passo a passo. bjsss

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, retribuirei assim que possível!!!

Google+ Badge

By Jhéssi

Faça seu pedido!!

Todos juntos por João Rafael

Google+ Followers

Postagens populares

Minha lista de blogs

BlogueirasUnidas