Passo a passo puxa saco

Para esta receita, vamos utilizar um pedaço de tecido de aproximadamente 80X45cm para o corpo do puxa sacos, dois pedaços de tecido de 45cmX15cm cada (para as tirinhas de acabamento das aberturas superior e inferior) e dois elásticos de 25cm cada (o elástico frouxo com as pontas unidas deve ter a dimensão que você deseja para a abertura do puxa-saco em estado de repouso).



Acabamento do Tecido

A primeira etapa na confecção de nosso puxa-sacos é o acabamento do tecido. É necessário passarmos uma costura zigue-zague por toda a área onde o tecido foi cortado, para que ele não desfie e assim estrague todo o nosso trabalho. Faremos isso dos dois lados (direita e esquerda) e, se o tecido for cortado na parte superior ou inferior, passe ali a costura zigue-zague também.


As extremidades

Depois de tomarmos esse cuidado, vamos começar a fazer as abertura superior e inferior, onde o elástico vai dar o toque "fofo" do puxa-sacos. A partir daqui vamos trabalhar as costuras sempre do lado do avesso do puxa-sacos, então fique atenta ;)

Para cada extremidade, repita o seguinte processo:

Passe a ferro cada tirinha de tecido dobrada ao meio, de forma que fique um vinco para facilitar a costura. Tenha o cuidado de dobrar avesso com avesso. Cada tirinha tem 45 x 15 cm; dobradas elas ficarão com 45 x 7,5cm. cada.

Então teremos de um lado o vinco e do outro ambas as extremidades da tirinha juntas, certo? Essas extremidades que estão juntas precisam ser costuradas coladas ao tecido do corpo do puxa sacos, com as extremidades viradas para a ponta do tecido. Não esqueça de deixar meio centímetro de margem para fora, para poder depois costurar o elástico sem problemas. Coloque a tirinha dobrada sobre o direito do tecido.
Veja a imagem para uma ajudazinha na compreensão:


Depois de prender as duas tiras, passe a ferro pelo direito para que as tirinhas fiquem como na imagem abaixo:


Depois disso passe o elástico por dentro das tirinhas. Para auxiliar na passagem, engate nele um alfinete de segurança; fica mais fácil passar por dentro do pano mole.


Enfie o elástico até que o final dele chegue à beirada da tirinha. Aí pegue a pontinha final do elástico, alinhe com a borda do tecido e costure para fixá-lo a essa borda:


Como mostrado na imagem abaixo, corte o excesso da tirinha, para ficar uma bainha bem acabada. O resultado deve ser este:


Agora que você tem um lado pronto, continue a empurrar o alfinete de segurança para chegar até o outro extremo da tirinha. Você vai ter que puxar este elástico até o fim e costurá-lo, como fez anteriormente, dando depois o mesmo acabamento (cortando excessos e deixando só uma pequena borda depois da costura).


Olha como fica o franzido do lado certo. Faça a mesma coisa na abertura oposta.


A finalização

Se você já fez isso nas duas aberturas, agora é hora de fazer a costura final, que vai unir os dois lados do puxa-sacos fechando o comprimento. Junte as duas laterais dobrando o tecido direito com direito (desse jeito a costura será feita no avesso). Faça uma costura reta e depois vire o puxa-sacos para o lado certo e PRONTO! Não foi super fácil?



Veja que fofo o resultado final:



Você pode usar essa receita com tecidos mais molinhos ou com tecidos mais encorpados. Coloque sua criatividade em ação e faça puxa-sacos super coloridos, para combinar com uma cozinha bem moderna, ou os tradicionais florais, que tornam qualuquer ambiente mais aconchegante! Um beijo e até o próximo post ;*

3 comentários:

  1. Olá Claudia,
    primeiro quero agradecer a visita lá no meu cantinho,eu adorei!E já vi que vou aprender muitas coisas fofas aqui...hehe!Já estou levando o link,assim poderei te acompanhar!
    Beijos e um lindo fim de semana,
    Mery

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, retribuirei assim que possível!!!

Comprar este produto

Postagem em destaque

Kit tapetes com 3 peças

🍃 🌸 🍃   ‪#‎ Decore‬  ♡... Artigos em tear Compre na loja da Clau:  http://vitrine.elo7.com.br/fazendoartecomaclau/albuns/332633 ¸....

Compre pelo Elo7

Armarinho Virtual

Armarinho Virtual
Materiais de artesanato e miudezas

MercadoLivre

Faça seu pedido!!

Postagens populares

Associação das Pessoas Desaparecidas do Brasil

Associação das Pessoas Desaparecidas do Brasil
40 mil crianças desaparecem todos os anos. Apoie nossa causa! Saiba mais, visite nosso Portal. Associação das Pessoas Desaparecidas do Brasil. www.desaparecidosdobrasil.org